Um rio nunca é o mesmo..


EU... caçador(a) de mim


O fator tempo muda de forma irreversível um objeto ou entidade...

e o que pensamos ser a mesma coisa, só porque tem o mesmo nome, na realidade é algo em fluxo contínuo de mudança.

Compartilho o meu olhar...o meu olhar mutante.

julho 18, 2008

CONTRATO PARA DOCENTES DE 1923


Esta semana,no dia 16/07/08 entrou em vigor o novo piso salarial nacional para os professores
Além disso, outros benefícios foram sancionados pelo governo federal.

O piso do magistério é uma luta antiga da classe, além de outras reivindicações. Isso demonstra que houve muitos avanços na educação em nosso país, mas muito ainda há por fazer.

Além desta notícia, recebi também, como curiosidade, através do correio eletrônico, um contrato com as regras para uma docente nos Estados Unidos em 1923!!!

Lendo tais regras, é difícil acreditar que elas realmente existiram, mas fica aqui como uma ilustração do que foi, e que provavelmente muitas dessas regras foram por nós copiadas, uma vez que nossos modelos educacionais anteriores foram reproduzidos diante de modelos externos.

A notícia, o contrato e suas regras me fizeram recordar um filme inesquecível -"AO MESTRE COM CARINHO" dos anos 60 (também americano!) cuja música tema toca ao fundo.

Para quem conhece, é só pra relembrar, mas para quem ainda não assistiu,é uma dica de filme que vale a pena conhecer.

Citado em Trabalho docente e textos. Michael Apple. (Versão brasileira)

Nenhum comentário: